terça-feira, 17 de novembro de 2009

UM POUCO DE HISTÓRIA...


ÍCONE BIZANTINO VIRGEM DA TERNURA
***
ORAÇÃO BIZANTINA
“Tu divino Senhor de tudo o que existe, ilumina e dirige a alma, o coração e o espírito do teu servo. Guia suas mãos para que ele possa representar dignamente e perfeitamente a tua imagem, aquela da tua Santa Mãe e aquela de todos os santos, para a glória, a alegria e a beleza da tua Santa Igreja.” Com esta oração de tradição russa o iconógrafo inicia o seu trabalho. Sua missão é pintar, melhor dizendo, escrever ícones.

HISTORIA DA ICONOGRAFIA
No Oriente cristão cresceu e se desenvolveu esta arte cheia de espiritualidade e beleza, hoje muito conhecida e praticada no Ocidente, encontrando também, lugar privilegiado na liturgia, nos lares e na devoção particular.

A palavra ícone vem do termo grego eikon – imagem – e, na história da arte, denomina uma pintura de gênero sagrado, que segue uma tradição de séculos, executada sobre madeira e geralmente portátil. Esta técnica antiguíssima utiliza materiais singulares, a saber: têmpera à ovo, cola de coelho e peixe, pigmentos, gesso, entre outros." (GUADALUPE MONTEIRO, CCSh)

* ESTE ÍCONE DA VIRGEM DA TERNURA AINDA ESTA NO PRIMEIRO PROCESSO DE ILUMINAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário